Dragão já ganhou um Campeonato Brasileiro 45 anos atrás – O Torneio da Integração Nacional

Neste dia 19 de outubro o Atlético comemora 45 anos da conquista do campeonato mais importante da sua história, o Torneio da Integração Nacional.  Com uma foto em seis colunas, de fora a fora, com a manchete ” Atlético, Campeão nº 2 do Brasil” , o jornal ” A Gazeta Esportiva” , de São Paulo, publicou ampla reportagem sobre a conquista do Torneio da Integração Nacional, realizado no ano de 1971 em Goiânia. Enquanto o Atlético Mineiro ganhava o título nº 1, o Atlético Goianiense ganhava o título nº 2. O Dragão ganhava um título equivalente ao que reconhecemos como a Série B do Campeonato Brasileiro de hoje em dia.

Patrocinado pela Federação Goiana de Desportos, na gestão de Baltazar de Castro, o Torneio da Integração Nacional reuniu 16 clubes de 10 estados, nos moldes de uma Copa do Mundo, com quatro grupos de quatro participantes.  Segundo o jornalista Jânio José, de ” O Popular” , ” O Torneio contou com atletas de destaque, como goleiro Waldir Peres (Na Ponte Preta, negociado com o São Paulo) e o lateral Marinho Chagas ( No Náutico, que foi para o Botafogo e foi titular na Copa de 1974)” , destacando-se ainda o técnico do Fortaleza, Carlos Castilho, que como jogador e goleiro havia sido bicampeão do mundo com a seleção brasileira.

Clubes dos Estados de São Paulo, Guanabara, Paraná, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Espirito Santo, Paraíba e Amazonas e ainda seis clubes de Goiás ( Atlético, Goiás, Vila Nova, Goiânia, Anápolis e Campinas) fizeram-se presentes no torneio, que chegou ao final, em melhor de três partidas, entre Atlético e Ponte Preta de São Paulo, na época vice-campeã paulista.

Durante todo o torneio a equipe do Dragão perdeu apenas para o Goiás nas oitavas de final e para a Ponte Preta no primeiro jogo da decisão, o Atlético manteve a cabeça fria e venceu os dois jogos restantes, conquistando o que o jornalista Lisita Junior chamou à época de ”  O MAIS EXPRESSIVO TÍTULO JÁ CONQUISTADO POR UM CLUBE DE GOIÁS” .  Segundo o jornalista ” o fato merece registro especial porque abriu as portas do futebol brasileiro para os goianos até então esquecidos e colocados em plano inferior” .

Com raras e elogiosas exceções, como as matérias e veículos citados nesse artigo,  o título de campeão nacional do Dragão acabou caindo em um infeliz esquecimento pela crônica esportiva goiana e pelas próprias diretorias que passaram pelo Atlético, que sempre custam a relembrar e destacar tal feito, passando por cima do fato de que o Dragão foi o primeiro time goiano a conquistar um título brasileiro, ostentando hoje então três conquistas nacionais : 1 Torneio da Integração Nacional e 2 Campeonatos Brasileiros da Série C. Uma estrela de Prata, referente ao título desse Torneio, deveria figurar na camisa do Dragão, bem como o clube fazer um pedido formal à CBF pedindo o reconhecimento desse título como equivalente a uma série B.

Um das provas inequívocas de que o Atlético pode fazer a reivindicação de reconhecimento desse título como equivalente a uma série B é que esse torneio foi apoiado pela Confederação Brasileira de Desportos à época, atual CBF, e portanto foi muito mais que uma competição amistosa, conforme trecho da Revista Placar:

VEM AÍ O “INTEGRAÇÃO”
Com este título, a Revista Placar deu a seguinte informação:
“Quando surgiu a ideia, foi um rebuliço em Goiânia. Mas, depois, as dificuldades foram aparecendo …”. Esta semana a grande noticia chegou, vindo simultaneamente do Rio  e do Governo do Estado de Goiás: do Rio, a aprovação da CBD. João Havelange achou muito boa a idéia, prometendo oficializar o torneio, desde que prove ser rentável. E, ainda do Rio, a promessa do brigadeiro Jerônimo Bastos de que o CFD vai estudar uma fórmula de ajudar quanto aos transportes. Do governo goiano, a liberação de Cr$ 105.000,00 para as despesas de estada das delegações de outros estados. (Placar, 16/07/1971, pág. 29).

O elenco atleticano campeão do Torneio da Integração Nacional era formado por  : Zé Geraldo, Raimundinho, Luizinho, Lico, Claudinho, Paghetti, Dadi, Dezoito, Poli, Pedro Bala, Beloianes, Nelsão, Vavá, Jota Alves, Marcos, Ronaldo, Dida, Tung e Celso.  Técnico : Paulo Gonçalves.

Mais informações sobre o Torneio da Integração Nacional :

*   No site Futebol de Goyaz as fichas de todos os jogos :http://futeboldegoyaz.com.br/campeonatos/torneio-da-integracao-nacional/1971

*   Matéria do Jornal ” O Popular ”  do dia 16 de outubro de 2016, de autoria dos jornalistas Janio José da Silva e João Paulo di Medeiros :http://www.opopular.com.br/editorias/esporte/t%C3%ADtulo-atleticano-com-%C3%ADdolo-na-reserva-1.1164281

*   Site Campeões do Futebol :http://www.campeoesdofutebol.com.br/torneio_integracao_nacional_1971.html

FICA A DICA : Bem que o nosso Marketing podia fazer uma homenagem aos jogadores e famílias dos campeões de 1971, bem como lançar uma camisa especial referente aos 45 anos dessa grande conquista. O que acham caros atleticanos ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!