História do Atlético Clube Goianiense

Conheça

História do Atlético Clube Goianiense Goianiense

No dia 02 de abril de 1937, os jovens Edison Hermano, Nicanor Gordo, Afonso Gordo, Alberto Gordo, Armando, Benjamim Roriz, Ondomar Sarti, João de Brito Guimarães e João Batista Gonçalves, se reuniram no famoso Bairro de Campinas, no salão do Hotel Pouso Alto, na Avenida 24 de outubro, em frente a Praça Joaquim Lúcio. Desta reunião nasceu o que é hoje o clube mais tradicional de Goiânia, o Atlético Clube Goianiense.

O Atlético é um clube do povo, de origem popular, sua criação está ligada diretamente a uma iniciativa comunitária, que veio de uma ação de moradores e comerciantes do bairro de Campinas.

No início de sua história, o Dragão teve como seu maior rival, o Goiânia. Ambos estão no topo do pódio dos times mais antigos da capital, o Galo e o Dragão tiveram uma hegemonia que perdurou até o final da década de 30, até o fim dos anos 50. Quebrando barreiras, o Atlético foi o primeiro time a ter um estádio próprio na capital, o famoso Estádio Antônio Accioly, no qual recebe jogos desde os anos 30. 

História do Atlético Clube Goianiense

Década de 40

Os anos 40 ficaram marcados pelas conquistas dos títulos estaduais, 1944, 1947 e 1949.

Além de ser o primeiro campeão goiano da História, no ano de 1944, e pra coroar, de forma invicta, se sagrou também o primeiro time goiano a dar projeção e revelar jogadores para o futebol nacional e seus grandes times.

 O zagueiro Washington da Silva, mais conhecido como “Goiano”, que foi o principal jogador do Atlético na conquista do Goiano de 1947, acabou sendo contratado pelo Corinthians. Goiano foi uma peça importantíssima para o bicampeonato paulista de 50, e até hoje é lembrado e considerado como um dos maiores zagueiros da história alvinegra.

Washington “Goiano”

Década de 50

Durante os anos 50, o Dragão conquistou duas vezes o Campeonato Goiano, as duas vezes de forma invicta, com isso, se tornou o maior campeão invicto da história da competição. A base do time Rubro-Negro na década de 50, era recheada de meninos que vieram da base atleticana, um time genuinamente campineiro.
Nesses anos, o Atlético afirma ainda mais o seu tradicionalismo no futebol goiano, foi o primeiro clube do Estado a vencer um grande time nacional, o São Paulo, que era comandado por ninguém menos que Zizinho, por 1×0 no Estádio Olímpico, no ano de 1985, em Goiânia.

Nesse mesmo ano, se tornou o primeiro time da capital goiana a disputar uma partida internacional, 1958, enfrentou o Vila Rica, do Paraguai no Estádio Olímpico. A partir da década de 50, que o Atlético passa a ser chamado de “Clube do Povo” e por “Locomotiva Rubro-Negra”, apelidos que passaram a fazer parte da vida do clube.

Década de 60

No ano de 1964, o Atlético conquistou o Campeonato Goiano, interrompendo a sequência de títulos do Vila Nova. Em 1968 foi campeão da Copa Goiás.

São de nível nacional, as maiores façanhas do Atlético Goianiense na década de 60. O Atlético conseguiu figurar pelas melhores colocações de um time goiano na Taça Brasil, reconhecida pela CBF como a Série A do Brasileirão. Em 1965, o Atlético ficou em décimo lugar e em 1968, ficou na sexta colocação.

Naquela campanha, o Dragão foi eliminado pelo Cruzeiro, que era um time referência no país, e com vários jogadores de alto nível, como Tostão e Piaza. Jogadores que estavam presentes no tricampeonato mundial pela seleção na década de 70.

Década de 70

No ano de 1970, o Atlético Goianiense abriu a década com uma conquista, em uma final muito disputada, sagrou-se Campeão Goiano em 1970 em uma partida contra o Vila Nova.

Em 1971, o Atlético conquistou o primeiro título nacional da história do futebol goiano, o Torneio da integração Nacional, uma competição que era equivalente ao Campeonato Brasileiro da Série B que temos hoje em dia. No decorrer da competição o Atlético venceu o time da Ponte Preta. Esse torneio envolveu 16 times de 10 estados diferentes. Os principais times do país que não estavam na série A em 1971 estavam neste torneio, que envolveu clubes das cinco regiões do país, inclusive os rivais locais: Goiás e Vila Nova. Foi a partir desse campeonato que o futebol brasileiro voltou os olhares para o futebol goiano.

Década de 80

Em 1980, o Atlético disputou a primeira divisão, chamada na época por Taça Ouro. Nesse ano o Rubro-Negro campineiro venceu equipes como Grêmio, Vasco e Bahia e entre os 44 times da elite, figurou entre os 23 primeiros.

Nessa década, o Atlético deu fim a um jejum de 14 anos sem conquistar nenhum campeonato, o último havia sido em 71. No ano de 1985, o Dragão conquistou o campeonato Goiano sobre o Goiás, e volta a triunfar em terras goianas no ano de 1988, novamente em cima do Goiás.

YouTube video

Década de 90

O início dos anos 90, são marcados pelo título do Campeonato Brasileiro da série C de 1990, em cima do América-MG. O atacante Júlio Cesar foi o artilheiro da competição com 10 gols em 10 jogos. É o segundo título nacional do Atlético e o primeiro título de um clube goiano em uma competição organizada pela CBF

YouTube video

Anos 2000

Em 2007, o Atlético voltou a conquistar o Campeonato Goiano, o Dragão superou o Goiás e sagrou-se campeão goiano perante um estádio lotado, com um público de 31.088 torcedores pagantes.

YouTube video

Em 2008 o clube ganha mais um título e se torna Bi-Campeão Brasileiro da Série C. Ao fim deste campeonato, o Atlético havia disputado 32 partidas, com 21 vitórias, 5 empates e 6 derrotas, 84 gols marcados e 30 sofridos, saldo de 54 gols, 68 pontos na classificação geral, tendo 13.490 torcedores comparecido ao Estádio Serra Dourada na vitória de 2 a 0 no jogo da celebração do título contra o Brasil de Pelotas. O atacante rubro-negro Marcão, com 25 gols, sagrou-se o artilheiro da Série C 2008.

YouTube video

Década Vitoriosa de 2010

O Dragão começou o ano de 2010 conquistando o Campeonato Goiano, ao vencer o Santa Helena, e também fez uma campanha histórica na Copa do Brasil, chegando nas semifinais, eliminando equipes como Bahia, Santa Cruz e Palmeiras. No mesmo ano, o Dragão jogou a Série A do Campeonato Brasileiro vencendo grandes clubes e ficando em 16º lugar.

Em 2016 o Dragão ganhou seu 4.º título nacional, afirmando-se ainda mais como o maior campeão nacional do Centro-Oeste, ao conquistar o Campeonato Brasileiro da Série B. Os rivais Goiás e Vila Nova também participaram da competição.

O Campeonato Brasileiro de 2016 vencido pelo Atlético é, sem dúvida, o título de maior importância já conquistado pelo futebol goiano, pois foi conquistado sobre um dos grandes times do eixo Rio-São Paulo, o Vasco da Gama, de vários títulos nacionais e internacionais.

YouTube video

A Série B de 2018 foi mais especial para o torcedor campineiro devido ao retorno ao Estádio Antônio Accioly. Foram 6 meses de trabalho intenso até a volta da casa atleticana, que reabriu ao público com vitória do Dragão, 1 a 0 sobre o Coritiba.

Outro fator de importância de 2018 foi o ataque do Atlético Goianiense na disputa do Brasileirão Série B. O ataque formado por Júlio César, João Paulo, Junior Brandão e Renato Kayzer foi o mais positivo daquela temporada com 57 gols marcados. Uma verdadeira máquina de balançar as redes!

Se em 2018 o Dragão bateu na trave, a redenção chegou em 2019. Título do Goianão e acesso a Série A garantidos!

YouTube video