Técnicos de clubes serão auxiliares na Base da CBF

Ao longo do último ano, a CBF implementou uma série de inovações na categorias de base da Seleção Brasileira. Foram contratados observadores técnicos, criado um banco de dados de informações, promovida a integração de profissionais das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20. E tem mais novidades vindo por aí. Em setembro, a entidade colocará em prática o projeto que convidará técnicos dos clubes para se juntarem como auxiliares às Seleções em suas respectivas categorias.

A ideia é compartilhar conhecimento em prol do futebol brasileiro, mostrando “in loco” o trabalho desenvolvido pelas comissões técnicas da CBF e também ouvir. Trocar ideias e estar cada vez mais próximos dos clubes e seus técnicos.

– Queremos mostrar o que estamos fazendo. Trazendo os técnicos para perto de nós, eles também ficam sabendo que tipo de jogador estamos buscando para a Seleção. É uma forma de aproximar ideias, conceitos de futebol e buscar uma evolução coletiva – explicou Erasmo Damiani, idealizador do projeto.

Nesta primeira oportunidade, os técnicos convidados foram Fábio Mathias, do sub-17 do Internacional, e André Jardine, do sub-20 do São Paulo. O primeiro acompanhará um período de treinos na Granja Comary, na qual o técnico Guilherme Dalla Déa comandará a Seleção Sub-17 entre os dias 4 e 8 de setembro. Já o segundo viajará com a Seleção Sub-20 para dois amistosos na Inglaterra e auxiliará Carlos Amadeu.

– Nossa ideia é aproveitar estes momentos de treinamentos na Granja Comary e também amistosos, até torneios preparatórios, para tocar esta ideia. Podemos ter um ou dois profissionais com a gente, de clubes diferentes, e assim aproveitar o máximo de conhecimento possível. É um trabalho de longo prazo – finalizou.

Fonte: CBF