“Redação SporTV” faz cartilha para clubes escaparem do rebaixamento

Numa competição como o Campeonato Brasileiro, em que uma equipe pode ficar a quatro pontos do G-6 e a dois do Z-4 – caso da Ponte Preta, em 13º lugar, com 27 pontos ganhos, todo cuidado é pouco. Cada rodada tem um sabor diferente. No “Redação SporTV” desta terça-feira, a equipe de jornalistas e comentaristas preparou uma cartilha sobre o que cada um dos oito clubes em situação desconfortável tem de bom e de ruim para escapar do fantasma na próxima rodada. Exceto o caso do Atlético-GO, na lanterna, com 18 pontos, sem chance de sair da zona da degola, os outros clubes podem sofrer oscilações capazes de tirar o sono de seus torcedores.

A próxima rodada, a 23ª, só será no dia 9 de setembro, e até lá os clubes e torcedores podem conferir os quesitos analisados – elenco, apoio da torcida, o cara, a organização do clube e a evolução – para aproveitarem o que têm e não têm. O Vasco, em 12º lugar, com 28 pontos, não entrou na lista porque será beneficiado pelo fato de São Paulo e Ponte Preta se confrontarem, o que impede que o time entre no Z-4. Mas é bom abrir o olho.

Abaixo, eis a lista dos clubes, com os jornalistas que os analisaram (por problemas técnicos, o Bahia ficou sem comentários

PONTE PRETA – 13º lugar – 27 pontos ganhos

Jornalista: Carlos Cereto

ELENCO: Não tem. No último jogo o Sheik foi bem marcado, a Ponte se complicou. Se o Luca, coadjuvante, não joga bem ou não joga,

APOIO DA TORCIDA:  Tem.

O CARA: Tem. Emerson Sheik. Por incrível que pareça, ainda está dando um caldo. Na hora de chamar a responsabilidade pela permanência da Ponte Preta na primeira divisão, o Sheik vai ser fundamental.

ORGANIZAÇÃO DO CLUBE: Tem.

EVOLUÇÃO: Não tem.

BAHIA – 14º lugar – 26 pontos ganhos

Jornalista: Danilo Ribeiro

ELENCO: Tem.

APOIO DA TORCIDA: Tem.

O CARA: Não tem.

ORGANIZAÇÃO DO CLUBE: Tem

EVOLUÇÃO: Não tem.

CORITIBA: 15º lugar – 26 pontos ganhos

Jornalista: Cristian Toledo

ELENCO: Tem. Apesar da irregularidade, Matheus Galdezani é o melhor jogador da equipe, e Kleber jogou meio campeonato; E com Kleber o Coritiba é muito superior ao que vem jogando.

APOIO DA TORCIDA: Tem. Na partida contra o Vitória, na última segunda-feira, um dia complicado para se ir ao estádio, o público chegou a 11 mil pessoas

O CARA: Tem. Mas não tem. Kleber Gladiador não jogou metade do Campeonato Brasileiro. Se ele estiver bem, beleza.

ORGANIZAÇÃO DO CLUBE: Não tem. Esse é o grande problema do Coritiba,. Os problemas internos são grandes, ainda mais em período pré-eleitorial.

EVOLUÇÃO: Não tem. Vinha evoluindo, mas deu um passo atrás após a derrota para o Vitória.

VITÓRIA – 16º lugar – 25 pontos ganhos

Jornalista Danilo Ribeiro

ELENCO: Tem. Elenco é básico dizer. Tem o Wallace, ex-capitão do Flamengo, rodado pelo Grêmio, Kanu, zagueiro da casa que vive ótima fase, William Farias, capitão do time, que pode voltar a qualquer momento, Clayton Xavier é um reserva de luxo, além de Neilton, André Lima, se recuperando de lesão, Kieza, há dois anos artilheiro do Brasil.

APOIO DA TORCIDA: Não. Com relação à torcida, não é que não tenha apoio. Tem apoio sim, em média de oito mil torcedores, o que, diante da grandeza do Vitória e daquilo que o Vitória pode fazer, é algo que dá para melhorar durante as partidas.

O CARA: Não. No ano passado, tinha o Marinho, mas este ano não tem um grande jogador.

ORGANIZAÇÃO DO CLUBE: Não.

EVOLUÇÃO: Tem. O Vitória é o quarto melhor visitante do Brasileirão, e depois da chegada do técnico Vágner Mancini, fez mais pontos em seis rodadas do que no Brasileirão inteiro anteriormente.

CHAPECOENSE – 17º lugar – 25 pontos ganhos

Jornalista Clayton César

ELENCO: Tem. Luiz Antônio, Apodi, Reinaldo e Seijas são jogadores experientes. O goleiro Jandrei está bem. Falta definir se tem um time para jogar. Há muitas mudanças do meio-campo para o ataque de uma partida para outra.

APOIO DA TORCIDA: Tem. São mais de 10 mil torcedores sempre na Arena Condá, e quando sai fora para jogar, sempre tem apoio, os torcedores sempre viajam para acompanhar o clube.

O CARA: Não tem. Falta esse cara, que domine a bola no peito, “aqui quem manda sou eu, e eu vou organizar esse time dentro de campo”.

ORGANIZAÇÃO DO CLUBE: Não tem. Lembra da situação na Libertadores, o caso envolvendo o Luiz Otávio? (o time perdeu pontos na Libertadores por escalar o atleta em condição irregular) Foi um vacilo da direção. E na gerência de futebol, não tem ninguém com aquela voz mais forte de vestiário.

EVOLUÇÃO: Não tem. No momento que teria que evoluir, começou bem o primeiro semestre, com título estadual, boas atuações na Libertadores, na Sul-Americana e na Recopa Sul-Americana, mas vem no descendente no segundo semestre, e isso é muito ruim.

AVAÍ – 18º lugar – 25 pontos ganhos

Jornalista Clayton César

ELENCO: Tem. Mesmo reduzido, sofre pouco com lesões. Os jogadores entenderam a filosofia do Claudinei Oliveira (treinador).

APOIO DA TORCIDA: Tem. A exemplo do que é a torcida da Chape, a do Avaí também é bastante atuante, é participativa, vai ao estádio. Mas cobra muito. Mais do que a torcida da Chapecoense

O CARA: Tem. Em campo e no vestiário. Betão, o capitão, zagueiro experiente. Depois que chegou ao Avaí ano passado, ainda na Série B, organizou a defesa. Marquinhos Santos não é mais aquele Marquinhos que joga tudo aquilo, mas tem uma boa bola parada e é líder de vestiário e tem o torcedor na mão.

ORGANIZAÇÃO DO CLUBE: Tem. Mesmo com a inexperiência da direção, o Avaí acertou dívidas, pendências com alguns jogadores, funcionários do clube.

EVOLUÇÃO: Tem. O grande ponto. No momento delicado, vem numa ascendente. É o líder do segundo turno, somando sete pontos nas três últimas rodadas. Forma simples de jogar que vem dando resultado.

SÃO PAULO – 19º LUGAR – 23 pontos ganhos

Jornalista: Carlos Cereto

ELENCO: Não tem. Não tem elenco para escapar do rebaixamento, o que não significa que não vai escapar. Precisa de um time, e pode montar. Mas se olhar para alguns jogadores, conta nos dedos os bons, que fazem a diferença. Pratto saiu machucado, entrou o Gilberto. Cai a qualidade. Sofre muito na zaga e nas laterais

APOIO DA TORCIDA: Tem. Tanto nos treinos quanto nas partidas, a torcida tem ido ao Morumbi.

O CARA: Tem. O Hernanes dá um peso, faz a diferença.

ORGANIZAÇÃO DO CLUBE: Não tem.

EVOLUÇÃO: Tem. Na análise dos últimos jogos, o São Paulo conseguiu vitórias importantes, contra Cruzeiro, Botafogo, e fez um bom primeiro tempo contra o Palmeiras. Poderia ter matado o jogo.

ATLÉTICO-GO – 20º lugar – 18 pontos ganhos

César Rezende

ELENCO: Não tem. É um elenco meia-boca pelo que o Atlético se propóe a fazer dentro da competição. É um time que não tem grandes jogadores, normalmente projeta grandes jogadores. Tirando o Walter, que ainda não justificou muito a expectativa pela sua contratação… o elenco ainda tem uma possibilidade de reação.

APOIO DA TORCIDA:  Não tem. A torcida é pequena e neste campeonato, principalmente, não tem comparecido aos jogos.

O CARA: Tem. Hoje é o Jorginho, camisa 10. O Walter subiu um pouco de rendimento, teve que dar uma parada para perder de peso, perdeu, mas até agora não conseguiu desempenhar aquele futebol que se esperava dele.

ORGANIZAÇÃO DO CLUBE: Tem. A estrutura é boa, tem boa concentração, o centro de treinamento é bom.

EVOLUÇÃO: Tem. No segundo turno, mudou a campanha, o desempenho. Nos três últimos jogos, ganhou do Coritiba aqui, perdeu do Flamengo fora e fez essa surpresa diante do Corinthians com essa vitória.

Fonte: SporTV