Técnicos dos times das séries A e B solicitaram o fim das entrevistas de campo no intervalo dos jogos

Associação de Cronistas do RS critica regras impostas pela CBF no Brasileirão

Em nota divulgada no site da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg), a diretoria da entidade repudiou a imposição do cerceamento do exercício profissional dos repórteres das emissoras de rádio na primeira rodada do Campeonato Brasileiro Série A. A informação é do Coletiva.net.

O diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Manoel Flores, informou que os técnicos dos times das séries A e B solicitaram o fim das entrevistas de campo no intervalo dos jogos.

A decisão foi tomada em reunião ocorrida na semana passada no Rio de Janeiro, por ocasião do Seminário de Operações, que apresentou os protocolos de trabalho em campo para imprensa e demais setores envolvidos (clubes e federações). Após análise, a CBF informou na última sexta-feira, 13, – véspera do início do Brasileirão – a proibição das entrevistas a partir da primeira rodada, exceto para a emissora de TV detentora dos direitos de transmissão do campeonato, no caso, a Rede Globo.

No documento, o presidente da entidade, Edgar Vaz, informou que a associação não foi convidada a participar da reunião “e, certamente, se manifestaria contrária à imposição”. A diretoria informa, ainda, que “a ACEG, em defesa dos interesses de seus associados, manifesta-se totalmente contrária a esta determinação, e exige que a medida seja revista imediatamente, sob pena de conflitos no futuro”.

A nota consta também que o protocolo da CBF infringiu o que a Justiça reconheceu e determinou, em 6 de junho de 2015, o cumprimento da Lei Pelé – Artigo 90 F, que dá a “prerrogativa às Associações de Cronistas, e tão somente a elas o direito constitucional de proceder o credenciamento dos profissionais envolvidos em coberturas esportivas no Brasil”.

Edgar informou que a violação da decisão judicial já foi repassada ao Judiciário pela Aceg, por meio de seus representantes.

Fonte: Esporte e Midia