Pré-Jogo – Bahia x Atlético-GO – 19° Rodada – Serie B 2016

Por: Lucas Rocha

O torcedor atleticano já estava com saudades de ver o melhor time goiano disparado da Série B em ação. Depois da grande vitória por 4×1 sobre o lanterna Sampaio Corrêa no dia 31/07, o Dragão teve 16 dias sabáticos aguardando para entrar em campo. O duelo de hoje é na Arena Fonte Nova, em Salvador, contra o Bahia, às 20:30 hrs.

Os 16 dias de preparação para o duelo de logo mais contou com diversos treinos táticos e físicos. Serviu para o treinador Marcelo Cabo ter à sua disposição um elenco mais homogêneo. Cabo que, aliás, gosta de longos períodos para trabalhar. Quem não se lembra do tempo que a comissão técnica teve para trabalhar o time no período compreendido entre a eliminação nas semifinais do Goianão até a estréia da Série B?! O Atlético entrou “voando” na competição, e até hoje colhe os frutos da excelente preparação feita. Já são 17 rodadas entre os 4 primeiros da competição. Após alguns resultados frustrantes, parte da imprensa e os torcedores rivais que brigam por rebaixamento começaram a questionar o fôlego rubro-negro, com piadinhas de ‘cavalo paraguaio’. Entretanto, o Dragão deu a resposta e bateu sem dó no Sampaio Corrêa, com excelente atuação, deixando os críticos calados por 16 dias. Para o jogo de hoje, o Atlético esperava contar com a volta do lateral-esquerdo Romário, recuperado de lesão, porém, a comissão técnica achou melhor poupar o jogador, que ainda sente um desconforto no dedo do pé. Assim, a única mudança para o duelo é a entrada do meia Jorginho na vaga de Marquinho, que não vinha correspondendo nas últimas partidas. No Dragão não há atletas suspensos. A vitória recolocaria o Atlético na vice-liderança da competição.

Enquanto o Dragão de certa forma surpreende no campeonato após campanha ruim no Estadual, o Bahia decepciona. Apontado desde janeiro como um dos favoritos ao acesso devido ao alto poder de investimento, a equipe baiana ocupa apenas a modesta 13ª colocação e uma derrota no jogo desta noite ligaria o sinal de alerta quanto a zona de rebaixamento. Assim como o Goiás, o Bahia entrou na Série B imaginando que a qualquer momento reagiria e entraria no G4 para nunca mais sair. Série B é cascuda. É um campeonato muito equilibrado. Se não encarar o espírito da competição e achar que só com dinheiro conquistará seus objetivos, o fracasso é iminente. Enquanto o time esmeraldino está fadado ao rebaixamento, o Bahia encontra-se no meio da tabela e acredita que após a pausa de duas semanas a equipe se estruturou rumo à Série A. O técnico Guto Ferreira é a esperança do tricolor baiano. Ainda com poucos jogos a frente da equipe, a expectativa é que o bom Guto dê o quanto antes uma cara ao time.  Edigar Junior e Moisés serão titulares nas vagas de Juninho e João Paulo. Goleiro Muriel, meia Renato Cajá e o atacante Hernane são os nomes mais badalados da equipe. Feijão, ex-Atlético, faz boa temporada e será titular. Jackson, Gustavo e Mário estão lesionados.

Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Natal da Silva Ramos Júnior (TO)

 

Prováveis escalações:

BAHIA: Muriel; Eduardo, Éder, Tiago e Moisés; Feijão, Luiz Antônio e Renato Cajá, Edigar Junio, Allano e Hernane.

ATLÉTICO: Kléver; Matheus Ribeiro, Marllon, Lino e Michel; Pedro Bambu, William Schuster, Magno Cruz e Jorginho; Gilsinho e Alison.