Mudança na fórmula do Brasileirão pode causar prejuízo financeiro para clubes; entenda

A CBF e boa parte das federações estaduais paralisaram os torneios por conta da pandemia do coronavírus. E, a diretoria da entidade já sinalizou que pode convocar um Conselho Técnico para que os times discutam a mudança da fórmula do Campeonato Brasileiro. De acordo com o jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, neste contexto, já surgem ideias entre os times e federações sobre alteração do Brasileirão e transforma-lo em mata-mata para poder caber no calendário.

A questão é que alterar a fórmula do Nacional pode implicar em prejuízos financeiros consideráveis para os times. Isso porque, toda a negociação dos direitos de televisão do campeonato foram estruturados de acordo com o modelo de pontos corridos, com as partidas por 38 rodadas.

Ainda segundo o jornalista, algumas federações sugestões como campeonatos com grupos e depois mata-mata, a discussão ainda é bem embrionária e a CBF ainda não considerou esse tipo de fórmula. Em reunião com as federações, o presidente da confederação, Rogério Caboclo, indicou que almeja fazer o possível para tentar concluir os torneios estaduais.