Jogo Rápido da 22ª rodada: Corinthians perde e diferença cai para 7 pontos

Com a derrota do líder Corinthians para o Atlético-GO – lanterna da competição – e da goleada do Grêmio, vice-líder, sobre o Sport, a diferença entre os dois times mais bem colocados no Campeonato Brasileiro caiu para sete pontos, depois de 22 rodadas disputadas. Um distância ainda confortável para o time paulista, que já perdeu duas partidas – jogou três vezes – no returno. Lembrando que a distância ao final do primeiro turno era de oito pontos. Confira um resumo do que aconteceu na jornada, que termina com Chapecoense, Avaí, São Paulo e Atlético-GO na zona do rebaixamento.

>> LÍDER EM CADA RODADA

22ª rodada – Corinthians, 50 pontos (sete pontos de vantagem) 

21ª rodada – Corinthians, 50 pontos (dez pontos de vantagem)

20ª rodada – Corinthians, 47 pontos (oito pontos de vantagem e com uma partida a menos)

19ª rodada – Corinthians, 47 pontos (oito pontos de vantagem)

18ª rodada – Corinthians, 44 pontos (oito pontos de vantagem)

17ª rodada – Corinthians, 41 pontos (oito pontos de vantagem)

16 ª rodada – Corinthians, 40 pontos (oito pontos de vantagem)

15ª rodada – Corinthians, 37 pontos (seis pontos de vantagem)

14ª rodada – Corinthians, 36 pontos (oito pontos de vantagem)

13ª rodada – Corinthians, 35 pontos (dez pontos de vantagem)

12ª rodada – Corinthians, 32 pontos (nove pontos de vantagem)

11ª rodada – Corinthians, 29 pontos (sete pontos de vantagem)

10ª rodada – Corinthians, 26 pontos (quatro pontos de vantagem)

9ª rodada – Corinthians, 23 pontos (um ponto de vantagem)

8ª rodada – Corinthians, 20 pontos (um ponto de vantagem)

7ª rodada – Corinthians, 19 pontos (um ponto de vantagem)

6ª rodada – Corinthians, 16 pontos (um ponto de vantagem)

5ª rodada – Corinthians, 13 pontos (um ponto de vantagem)

4ª rodada – Chapecoense, 10 pontos (saldo de gols)

3º rodada – Chapecoense, 7 pontos (saldo de gols)

2ª rodada – Grêmio, 6 pontos (saldo de gols)

1ª rodada – Bahia, 3 pontos (número de gols marcados)

>> Confira a classificação completa do Brasileiro aqui

Fluminense 0 x 1 Vasco

Em melhor situação na tabela, o Fluminense começou no ataque, mas era o Vasco que levava mais perigo e, em um chute lindo do lateral Ramon, abriu o placar. Na etapa final, o Tricolor voltou mais ofensivo em busca da igualdade, mas dava espaços para os contra-ataques do Vasco, que perdeu chances claras para aumentar o marcador.

Corinthians 0 x 1 Atlético-GO

O grande personagem da partida foi o goleiro Marcos, do Atlético-GO, que fez grandes defesas e garantiu a vitória do lanterna da competição sobre o líder. No jogo, que foi um autêntico ataque contra defesa, o Atlético-GO fez o seu gol no início da segunda etapa e conseguiu os três pontos graças da já citada atuação inesquecível de seu arqueiro e os erros dos corintianos nas finalizações.

Flamengo 2 x 0 Atlético-PR

Atuação boa do Flamengo que controlou a partida, principalmente no primeiro tempo, quando fez os dois gols e criou algumas chances para ampliar a contagem. Na etapa final, o time paranaense adotou uma postura mais ofensiva, mas criou poucas oportunidades e viu o Flamengo criando – e desperdiçando – chances para ampliar a contagem.

Palmeiras 4 x 2 São Paulo

Clássico bem movimento e com gritantes falhas das duas defesas. Na etapa inicial, o Palmeiras começou no ataque, mas foi o time visitante que abriu o placar e teve a chance de marcar o segundo, com uma finalização que bateu no travessão. O time da casa conseguiu a virada em um curto espaço de tempo e o São Paulo conseguiu o empate ainda antes do intervalo. Na etapa complementar, o Palmeiras teve mais a posse de bola, mas antes de fazer o terceiro, viu o São Paulo perder duas chances claras. No final, o Palmeiras ainda marcou o quarto.

Bahia 1 x 2 Botafogo

Mesmo com a igualdade no placar, um gol para cada lado, ao final da primeira etapa, o Botafogo, mesmo foi jogando como visitante foi melhor, teve mais posse de bola e criou as melhores chances. O segundo tempo foi mais equilibrado, até com o Bahia ficando mais perto da área do time carioca, mas já nos acréscimos, o Botafogo marcou o segundo. No abafa, o Bahia ainda teve uma grande chance para empatar no último minuto.

Ponte Preta 1 x 2 Atlético-MG

Importante virada do Galo. A Ponte Preta marcou o seu gol já no final do primeiro tempo, que teve o time campineiro buscando mais o ataque, mas que não contou muitas oportunidades. Depois do intervalo, a Ponte Preta teve grande chance de aumentar a vantagem logo início, mas desperdiçou. O Atlético-MG conseguiu o empate e jogo ficou bem equilibrado. No final, o Galo conseguiu o gol da virada – Otero, em uma cobrança magistral de falta.

Cruzeiro 1 x 1 Santos

Quaro empate consecutivo no campeonato. Na etapa inicial, o Cruzeiro começou no ataque, mas foi o Santos que, usando a velocidade, teve as melhores chances e ainda abriu o placar. No segundo tempo, o Cruzeiro, ganhou a disputa na faixa central e também conseguiu ser mais efetivo no ataque. O time mineiro conseguiu o empate e teve grandes oportunidades para virar o resultado.

Avaí 1 x 0 Chapecoense

Importante vitória do Avaí no clássico catarinense. Na etapa inicial, o jogo começou equilibrado, mas o Avaí foi dominando as ações, abriu a contagem e ainda teve uma grande chance para ampliar a contagem antes do intervalo. No tempo final, a Chapecoense atacou muito, perdeu chances, deu trabalho para o arqueiro Douglas, mas não conseguiu o empate. Com a vitória, o Avaí é a melhor equipe do returno – somou 7 pontos em três jogos.

Coritiba 0 x 1 Vitória

Em grande recuperação no torneio, o Vitória, agora fora da zona do rebaixamento, com esse triunfo somou 12 pontos nos últimos 15 disputados. Na partida, no primeiro tempo as emoções só aconteceram nos minutos finais. O time baiano perdeu uma chance e o Coritiba teve um gol mal anulado e ainda desperdiçou um pênalti. Na etapa final, depois de cada equipe desperdiçar uma grande chance para abrir a contagem, o Vitória fez o seu gol. Perdendo, o Coritiba partiu para a pressão, mas não conseguiu a igualdade.

Grêmio 5 x 0 Sport

Jogando com o melhor time que poderia ser escalado, o Grêmio não teve nenhuma dificuldade para atropelar o Sport. No primeiro tempo, o time gaúcho já envolveu o adversário e abriu vantagem de dois gols. Na volta do intervalo, o Sport até tentou reagir, mas Grêmio, quando usava a velocidade criava chances e fez mais três para completar a goleada

Fonte: Peron na Arquibancada