Farra dos forasteiros! Brasileirão 2017 tem aproveitamento recorde de visitantes

Apoio da torcida, intimidade com o estádio, sem desgaste de viagem… Jogar em casa sempre é mais favorável que jogar fora. Mas, no Brasileirão 2017, isso nem sempre significa favoritismo (quem joga Cartola FC que o diga!). O desempenho dos visitantes até a 22ª rodada do campeonato deste ano é o maior desde a primeira edição de pontos corridos com 20 clubes, em 2006.

Em pesquisa a partir de levantamento do site Futdados.com, destacamos alguns números e curiosidades que mostram a “farra” dos forasteiros na competição. Os mandantes continuam com vantagem, mas os visitantes reduziram a diferença: venceram 68 dos 220 jogos (31%). O maior índice até essa altura do campeonato era de 29%, no Brasileiro de 2007. Houve 55 empates e 97 vitórias dos donos da casa.

Aproveitamento até a 22ª rodada de 2006 a 2017 (Foto: Fonte: Site Futdados.com)

Os visitantes mais indigestos em 2017…

 (Foto: Infoesporte) (Foto: Infoesporte)

íder e vice-líder do campeonato, Corinthians Grêmio provam que arrancar pontos longe de seus mandos é vital na busca pelo título. A equipe paulista é a que possui mais vitórias como visitante (8 em 10 partidas), seguida pelo clube gaúcho (6 em 11).

Mas não adianta nada pontuar fora se não fizer o dever de casa. Visitantes indigestos, Atlético-MG e Vitória vêm a seguir na lista, mas têm pecado em casa, e por isso aparecem apenas em 10º e 16º na classificação do campeonato.

Quem não têm feito mal a praticamente ninguém fora de casa são Ponte Preta e São Paulo. Venceram apenas uma vez como visitante cada um. A falta de pontos longe do Morumbi, aliás, é um dos principais motivos que fazem o tricolor paulista amargar a zona de rebaixamento.

…e os mais “bonzinhos”

 (Foto: Infoesporte)

Até empatar está difícil para o São Paulo. Das 12 partidas que disputou fora de casa, perdeu nove. Outro que acumula muitas derrotas como visitante é o lanterna Atlético-GO, oito no total. Curiosamente, uma das duas vitórias do Dragão fora de Goiás foi contra o líder Corinthians, na rodada passada.

E por falar no Corinthians, ele é o único time do campeonato que ainda não perdeu fora de casa. Suas únicas duas derrotas, para Vitória Atlético-GO, foram em casa.

Os visitantes goleadores…

 (Foto: Infoesporte)

Corinthians tem o melhor aproveitamento como visitante, mas em critério de gols marcados quem lidera é o Grêmio. São 22 no total, sendo os principais artilheiros Luan (4), Michel (4) e Everton (4), Fernandinho (3) e Ramiro (2). FluminensePalmeirasChapecoenseFlamengo Vitória também se destacam no quesito.

Piores ataques do Brasileiro, Avaí Atlético-GO também são os times que menos marcaram fora, sete cada um. O caso mais curioso é o Bahia. Apesar de ter o sexto melhor ataque do torneio, com 29 gols, marcou apenas oito como visitante – sendo um dos piores no quesito.

…e os sacos de pancada

 (Foto: Infoesporte)

(Foto: Infoesporte)

Os goleiros de Atlético-GO São Paulo são os que mais tiveram que buscar a bola no fundo das redes, 23 cada. Com a goleada sofrida para o Grêmio na rodada passada, o Sport, por pouco, não os alcançou – levou 22.

Os altos números contrastam com o do Corinthians. A equipe comandada por Fábio Carille foi vazada apenas duas (sim, DUAS) vezes fora de casa. Não por acaso tem a melhor defesa do campeonato, com 11 gols sofridos.

Os artilheiros: Ceifador forasteiro e Profeta carrasco

 (Foto: Infoesporte)

(Foto: Infoesporte)

O visitante goleador é o artilheiro do campeonato, Henrique Dourado. Dos 12 gols que marcou no Brasileirão, cinco foram em jogos do Fluminense fora de casa.

Vários jogadores marcaram quatro vezes: Jô (Corinthians), Sassá (Cruzeiro), Lucca (Ponte Preta), LuanMichel Everton (Grêmio).

Mas vale um destaque especial para Hernanes (enfim um destaque positivo para o São Paulo!). O “Profeta”, que reestreou no clube paulista no fim de julho, marcou gols nos quatro jogos que fez como visitante.

Fonte: Globoesporte