Corinthians com 75% de chance de título e Dragão com 88% de rebaixamento; veja projeções

Beneficiado pelos resultados da 20ª rodada, mesmo sem entrar em campo, o Corinthians tem 75% de chances de ser campeão brasileiro em 2017. O São Paulo, por outro lado, com a vitória sobre o Cruzeiro reduziu a probabilidade de queda para 17%. Os números são do “Soccer Power Index” (entenda abaixo), da ESPN.

Com 47 pontos em 19 jogos, o líder do Brasileiro tem vantagem de oito em relação ao segundo colocado, o Grêmio, derrotado no domingo pelo Botafogo. A equipe alvinegra ainda entrará em campo pela 20ª rodada, contra a Chapecoense – o jogo foi adiado em virtude da excursão catarinense à Europa.

O Grêmio, segundo as projeções, ficou com apenas 16% de chances de ser campeão, enquanto Santos (que enfrenta o Fluminense nesta segunda-feira também pela 20ª rodada) tem 4%, e o Palmeiras, 3%. Todas as demais equipes da Série A tem probabilidade abaixo de 1% de ficar com o título.

Na metade de baixo da tabela, os números não seguem a ordem da tabela de classificação. O São Paulo, 16º e uma posição acima da zona de rebaixamento, por exemplo, tem 17% de chance de queda, menos que o Vasco, 13º, mas com 27% de probabilidade de terminar o Brasileiro entre os quatro últimos.

A equipe com mais chance de rebaixamento é mesmo o Atlético-GO, lanterna com 15 pontos e 88% de chance de estar no Z-4 ao final da 38ª rodada. Na sequência, vêm Avaí (66%) e Vitória (56%).

O Soccer Power Index (SPI) é um índice criado pela ESPN em 2009, com a proposta de analisar o futebol unindo perspectivas objetivas e subjetivas. Atualmente, a ferramenta tem ranking de 24 ligas nacionais de futebol, incluindo a Série A do Brasileiro, e ainda acompanhará a Champions League e a Liga Europa.

A metodologia dos números usa quatro fatores básicos a cada partida – que envolvem os gols marcados e finalizações – para avaliar as performances dos times, criando medições ofensivas e defensivas. Esses índices, então, permitem o cálculo das probabilidades de vitória, empate ou derrota em cada jogo.

Com essas projeções, a ferramenta simula as possibilidades para os duelos futuros e, seguidamente, a temporada milhares de vezes para determinar as chances de cada time ser campeão – ou rebaixado.