CBF fortalece ideia de criar “especialistas” no VAR e diminui árbitros FIFA na cabine no Brasileirão

Dos dez árbitros FIFA que estão presentes para apitarem o Brasileirão, apenas seis foram para o VAR, contra oito de dez na edição do ano passado. A informação foi divulgada pelo blog do Marcel Rizzo, no UOL Esporte.

A ideia da CBF vem desde o ano passado, quando parece clara: manter seus juizes FIFA como comandante de campo e criar árbitros especialistas no vídeo para que cada vez mais fortaleça o uso do equipamento nas competições.

Nos primeiros 184 jogos do Brasileirão, de acordo com informações publicadas por Rizzo, em apenas treze os árbitros FIFA e estiveram como VAR. Dos treze jogos, cinco foram comandados por Rafael Traci, que se tornou representante da FIFA recentemente, já vinha sendo organizado por especialistas.

Vale enalecer que os juizes que mais comandam o VAR nesta edição do certame nacional tem sido Igor Junio Benevenuto e José Claudio Rocha Filho, ambos com 14 jogos no torneio.

Sâo considerados da equipe do árbitro de vídeo no Brasileirão os árbitros Rodrigão Guarizo do Amaral Márcio Henrique de Gois, Elmo Alves Resende Cunha, Pathrice Wallace Correa Maia, Wagner Reway, e Rodrigo Dalonso Ferreira.