Atlético-PR tem a maior média de público pagante das regiões Sul e Centro-Oeste

Após o blog Numerólogos divulgar o ranking de média de público pagante dos clubes do eixo Norte-Nordeste, chegou a vez de saber quais os times das regiões Sul e Centro-Oeste que têm levado mais torcedores aos estádios em 2017. Se fizéssemos uma enquete sobre o tema, certamente a maioria dos votos apontaria Grêmio ou Internacional na liderança da lista de maiores públicos dessas regiões, por conta da força de suas torcidas, que costumam comparecer em grande número nos jogos em casa. Mas na atual temporada a história é diferente.

O Atlético-PR deixou a dupla Gre-Nal a ver navios e está no topo do ranking de média de público das equipes das regiões Sul e Centro-Oeste, com 16.887 pagantes por jogo. As partidas da Taça Libertadores e os clássicos estaduais são os principais fatores para o Furacão ser o primeiro deste ranking regional com 19 equipes feito pelo GloboEsporte.com com base nos jogos como mandantes dos 60 clubes das três principais divisões do futebol nacional.

Cinco dos sete maiores públicos pagantes do clube no ano foram registrados em jogos da competição continental, com destaque para o triunfo contra o Flamengo por 2 a 1, válido pela quarta rodada, que teve 33.463 espectadores. É o melhor desempenho da torcida do Furacão até agora na Arena da Baixada em 2017, à frente dos confrontos diante do Coritiba (26.145 pagantes), quando perdeu por 3 a 0 no primeiro jogo da final do Campeonato Paranaense, e Paraná (vitória por 1 a 0), na partida de ida das quartas pelo mesmo torneio, que teve 22.893 torcedores. Em termos nacionais, o Atlético-PR está em quinto lugar atrás de Palmeiras (31.421), São Paulo (29.649), Corinthians (28.561) e Flamengo (23.808), respectivamente.

Na cola do Furacão, o Internacional, que disputa a Série B do Brasileiro, aparece em segundo no ranqueamento. Em 16 jogos com o mando de campo, o Colorado registrou 262.465 ingressos vendidos, o que dá uma média de 16.404 pagantes por partida, a sétima melhor do Brasil. Destaque para o primeiro jogo da final do Gauchão contra o Novo Hamburgo. Na ocasião, 39.036 pessoas pagaram ingresso para conferir o empate por 2 a 2. Logo atrás vem o arquirrival Grêmio, com média de 16.065 espectadores, a nona maior do país. O duelo com maior presença de torcida foi justamente o clássico contra o Colorado (2 a 2), na sua Arena, pelo Campeonato Gaúcho (43.032).

Na quarta colocação está o Coritiba, com média de 10.169 torcedores, o que lhe deixa em 17º lugar no âmbito nacional. Seu maior público foi no clássico decisivo contra o Atlético-PR – empate por 0 a 0, no Couto Pereira -, que lhe garantiu o título paranaense. Atual campeã catarinense, a Chapecoense fecha o Top 5.

Empolgados com o bom desempenho do Verdão do Oeste na atual temporada, cerca de 8,9 mil pessoas compareceram a cada jogo da equipe comandada pelo técnico Vagner Mancini na Arena Condá. O recorde de público no ano foi registrado no jogo de ida da Recopa – vitória por 2 a 1 sobre o Atlético Nacional -, quando o estádio recebeu 19.005 pagantes. Na classificação geral, o clube está na 20ª posição.

Mesmo na Segunda Divisão, o Vila Nova (6.882) está em sexto lugar no levantamento regional, seguido pelo Avaí (5.347), que disputa a Série A, e dos rivais estaduais Goiás (5.226) e Atlético-GO (5.173), este também está na elite do futebol brasileiro nesta temporada. No grupo dos quatro últimos aparecem Londrina (2.215), Luverdense (1.708), Ypiranga-RS (1.229) e Cuiabá (519), único com média inferior a mil pagantes.

Fonte: SporTV