Atlético Goianiense tem aproveitamento pior que São Paulo contra equipes da Série A em 2017

A temporada, definitivamente, não tem sido boa para o São Paulo. Apesar de uma ilusão alimentada por fanáticos e apaixonados no início do ano, quando o time batia alguns adversários com placares elásticos e com relativa facilidade, a realidade não demorou a aparecer, principalmente para os agentes disseminadores daquele mundo maravilhoso que não existia. Não deu outra. O Tricolor foi eliminado do Paulistão, da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, competição em que passou vexame.

Juntamente com uma equipe que fracassou com Ceni, a diretoria passou a aceitar praticamente todas as propostas que chegavam para os jogadores são-paulinos, provocando um desmanche gradual. Não é à toa que no Brasileirão o mundo real continua dando as caras e coloca o time paulista na zona de rebaixamento.

No entanto, um número chama a atenção. Em confrontos contra clubes de Série A e estrangeiros em 2017, o São Paulo conquistou apenas 34,7% dos pontos que disputou nos 24 jogos desse nível. Foram seis vitórias,  sete empates e 11 derrotas. Se sozinho esse dado já impressiona, ele diz muito mais quando comparado aos aproveitamentos dos outros 19 clubes da elite do futebol brasileiro.

Nesse ranking, o Tricolor só tem aproveitamento melhor do que o do Atlético-GO, atual lanterna do Brasileirão, que conquistou míseros 18,7% dos pontos disputados contra adversários de Série A. Em outras palavras, o São Paulo é o segundo pior time do Brasil quando enfrenta adversários da mesma divisão ou de fora do país e apenas empatou, em casa, com o pior deles.

Para efeito de comparação, o melhor do Brasil nesse quesito é justamente o Corinthians, líder do Brasileirão, que conquistou 78,7% dos pontos que disputou e ainda não perdeu para adversários de nível de Série A. O Grêmio, vice-líder do Campeonato Brasileiro, vem atrás do Timão, com 70,7% de aproveitamento e é seguido pelo Flamengo, com 63,7%.

Aproveitamento contra clubes de Série A e estrangeiros em jogos oficiais em 2017
Aproveitamento contra clubes de Série A e estrangeiros em jogos oficiais em 2017

É claro que a essa altura da temporada o desempenho no Brasileirão já influencia bastante nos números, mas não podemos descartar que antes de a competição por pontos corridos começar, o Tricolor teve dez confrontos de alto nível (três vitórias, quatro empates e três derrotas, 43,3%), que não resultaram em aproveitamento tão diferente do atual e já indicava alguns problemas, que foram ignorados por torcedores, jornalistas encantados e, principalmente, pelo antigo técnico Rogério Ceni.

Dorival Junior teve até aqui somente dois jogos para comandar a equipe, mas já percebeu que não será uma missão fácil após empate com o Atlético-GO, no Morumbi, e derrota para a Chapecoense, fora de casa. Daqui até o final do ano os adversários serão todos de Série A e se o São Paulo não quiser ter um triste 2018, é melhor arranjar formas de aumentar seu aproveitamento nesses confrontos.

Fonte: Lance