Após padronização de gramados, CBF busca melhorias para a iluminação nos estádios

71 estádios das Série A, B e C do Brasileirão serão inspecionados nos próximos meses, para analisar como está a iluminação de cada um. Técnicos da CBF e de uma empresa especializada vão medir os níveis de iluminação, buscando elaborar projetos para atender o padrão sugerido pela Fifa, que é de 2.500 lux.

 

Inicialmente a CBF vai gastar mais de R$ 1 milhão neste programa. Como os recursos da Fifa estão bloqueados, o dinheiro sairá do caixa da CBF. Após isso, os estádios visitados e seus responsáveis (clubes, prefeituras, governos estaduais) decidem se colocarão em prática e bancam o projeto elaborado e sugerido pela CBF.

Não será obrigatória a aplicação dos projetos, no entanto a CBF afiram que 1) infra-estrutura é um dos pilares do Programa de Licenciamento recém-lançado; 2) investimentos desse tipo se pagam em pouco tempo, por causa da economia gerada por tecnologias mais novas.

A troca dos velhos sistemas de iluminação por lâmpadas de LED reduzem os custas em até 80%, além de permitir o reacendimento automático em caso de queda de energia.

A CBF também oferecerá aos clubes uma consultoria permanente, onde se poderá realizar algumas sugestões, e caso for, alterações no projeto e orçamentos. A instituição espera que a recepção dos clubes a este projeto seja positiva.