Médico do Atlético-GO fala sobre o protocolo que o elenco realizará na volta aos treinos

Em entrevista para a Rádio Sagres 730, o chefe do departamento médico do Atlético-GO, Gleyder Sousa, falou sobre o conteúdo e o protocolo que o elenco rubro-negro terá que seguir durante a retomada dos treinamentos na próxima semana.

“O que nós apresentamos para as autoridades foi o fruto de um documento que todos os médicos do Brasil, cadastrados na CBF, desde o início de abril, através de videoconferências, a gente foi desenvolvendo um guia médico de sugestões protetivas para o retorno das atividades do futebol. Em cima desse documento cada clube, de acordo com o cenário de sua região, desenvolveu os protocolos para a retomada dos treinos”, diz.

Para o médico, a ferramenta principal foram os testes: “A nossa ferramenta principal foram os testes que a gente fez de sorologia. A partir disso, a ferramenta de uso contínua será o que chamamos de inquérito epidemiológico, que é um questionário onde veremos principalmente os sintomas gripais e os que estão mais ligados a doença do coronavírus. Ele será nossa ferramenta principal”, explicou.

Por fim, Gleyder explicou que o protocolo passado e discutido na CBF e será seguido e cumprido: “O protocolo passado e discutido na CBF é que agora nós faremos o monitoramento através do inquérito epidemiológico. De acordo com a presença de sintomas entre jogadores, comissão técnica e os envolvidos no dia a dia do clube, esses indivíduos serão encaminhados para os exames. No cenário atual da doença nossa ferramenta será baseada no inquérito epidemiológico”, disse.