Estudo sugere não haver “alto risco” de covid no futebol, diz jornal

Foto: Comunicação/ Site Oficial do Atlético-GO

De acordo com o jornal português, Público.pt, que informou que um estudo foi feito e que não haver alto risco de contagem da Covid-19 em jogos de futebol em meio à pandemia não só pela Europa, mas também no Brasil e todas as divisões que tem jogos sob o comando da CBF, federações e Conmebol.

O tempo máximo de exposição de jogadores e árbitros a menos de dois metros de distância entre si, que são analisados numa partida de futebol foi de seis minutos. Este é um dos dadps retirados de um recente estudo promovido pela Portugal Football School, da FPF.

O estudo geriu que esta modalidade coletiva não é de alto risco de exposição respiratória para a transmissão da Covid-10. Um indicador que está em sintonia com a classificação do futebol de médio risco.

Sem contar, que também é levado em conta que tanto à CBF, quanto outras entidades elaboraram um protocolo que os clubes estão seguindo. No entanto, esse guia médico conta com o apoio e aval das principais autoridades de saúde do país para que o futebol fosse retomado.

Esse estudo do periódico internacional também é de conhecimento das autoridades brasileiras, que explicaram que a investigação feita pela Portugal Football School da FPF baseado em tecnologia digital indica que risco de contágio na modalidade é “médio”.