De olho no encaixe no calendário, CBF se posiciona sobre o futuro dos Estaduais

CBF

A CBF planeja iniciar o Campeonato Brasileiro da Série A e B para os dias 8 e 9 de julho. Porém,  muito clubes estão solicitando o adiamento da competição por conta de choque de datas com alguns campeonatos estaduais. O campeonato Paulista é um deles.

Os times de São Paulo pedem o adiantamento devido a não terem reiniciado os treinos presenciais, já que o governo estadual ainda não liberou as atividades. Todavia que se o estadual fosse voltar, iria concluir uma semana antes do começo do Brasileirão.

“Isso foi expresso por todos os clubes de São Paulo. Só Bragantino fez uma proposta de diálogo para que ocorra um ajuste de datas. O Campeonato Paulista estaria previsto para terminar na semana anterior. Ele queriam que o Brasileirão começasse a partir do dia 15 ou 16 de agosto. Tanto presidente da CBF quanto da FPF estão conversando e uma sinalização positiva é muito favorável”, disse o secretário da CBF Walter Feldman em entrevista ao site Futebol Interior.

O secretário ainda comentou sobre a importância dos estaduais para o futebol brasileiro.

“Os campeonato estaduais fazem parte estratégia do jeito de fazer futebol no Brasil. São muitos importantes, refletem uma cultura do futebol de disputas locais. Gostaríamos de completar os estaduais. a partir dai realizar os nacionais. Talvez haja por conta desse atraso previsto essa adaptação, mas os estaduais tem que terminar pelo papel que tem visando as vagas dos campeonatos nacionais, como Copa do Brasil e Série D. Temos que encontrar os caminhos para se completarem”.