Confira como a CBF planeja encaixar o calendário no futebol brasileiro

Desde que o novo coronavírus paralisou o futebol brasileiro, apenas o Campeonato Carioca retornou, por incrível que parece no ápice do números de casos da doença. São 1.604.585 pessoas contaminadas. Em meio a este cenário, a CBF já tem um calendário definido e acordado com os clubes o início das competições nacionais em agosto.

A informação é da Revista Veja. O presidente Rogério Cabloco afirmou que a Série A vai ser disputada no mesmo formato que vem sendo utilizado desde 2003. A previsão da estreia é de 9 de agosto. Já a Série B e C vai iniciar no dia 8. A série D não teve data definida, Porém a Copa do Brasil e o Brasileirão Feminino Série A1 vão retornar no dia 26 de agosto. Cabloco afirmou que a CBF visa o ano de 2022.

“O calendário de 2020 já está bem traçado para a CBF. Vai invadir janeiro, fevereiro, pode chegar a meados do mês. Mas temos algumas premissas que vão além. Muita gente não leva em consideração. Nosso horizonte é a Copa do Mundo de 2022, marcada para começar em novembro. Obriga o nosso calendário a terminar pelo menos um mês antes, em outubro de 2022. Temos que encerrar 2020 na segunda quinzena de iniciar os estaduais na última semana do mesmo mês, o Brasileiro no final de maio de 2021.”

Na volta do futebol 2020, todos os jogos serão de portões fechados. O presidente ainda disse que há a possibilidade dos clubes jogaram fora da sua cidade, caso o município não tenha controle do número de casos de Covid-19. Em votação com todos as agremiações participantes da Série a, apenas o Athletico-PR votou contra na hipótese de ceder o seu mando de campo.