Clubes realizarão reunião junto a CBF visando minimizar prejuízos por conta da parada das competições

Brasileirão

Após a paralisação dos campeonatos pelo Brasil uma grande preocupação tomou conta dos times, a receita. A Muitos clubes possuem orçamento baixo e podem acabar em um prejuízo muito grande com o atraso e mudança de datas das competições. Pensando nisso, os dirigentes dos clubes brasileiros vão se reunir com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A reunião vai acontecerá nesta sexta-feira, dia 20, por conferência telefônica. O objetivo é aliviar o prejuízo para os clubes, debatendo assuntos como a antecipação das férias e suspensão de contratos de imagem. Um grande receio dos clubes também é a diminuição das quantias da televisão, patrocínio e bilheteria.

Muitos clubes defendem a possibilidade de não pagar contratos de direitos de imagem, pois temem não conseguir pagar os valores referentes aos atletas. A maior alegação pra isso é por não estarem utilizando os atletas. O Profut em sua legislação associou o direito de imagem ao salário e limitou a 40% do total recebido pelos jogadores. Um possível corte levaria a muitas brigas judiciais, o que torna a possibilidade de retornar os contratos após a parada.

A ideia inicial do clubes é ter propostas conjuntas e feitas com aceitação dos sindicatos de jogadores, que admite a possibilidade. Assim, poderia haver um consenso para evitar questionamentos posteriores. Tudo isso, claro, considera o fato de que os clubes ainda não têm a confirmação de quanto tempo será a parada pelo coronavírus. Mas a intenção é determinar medidas com urgência.

Um dos objetivos da reunião é chegar também a propostas que sejam compatíveis com as idéias dos sindicatos dos jogadores, para evitar problemas posteriores. A intenção por todos os lados é determinar medidas de urgência enquanto não se define o tempo certo que se deve ater aos cuidados de paralisação por conta do corona vírus.