Brasileirão: Chefe da arbitragem vem a público para responder às críticas ao VAR

Foto: Fernanda Luz/AGIF

Em uma entrevista para o jornal à Folha de S.Paulo, a CBF não irá adotar nenhuma medita punitiva ou alteração de protocolo por enquanto. No entanto, o chefe de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, disse que as criticas e orientações aos juízes são válidas e argumentou.

“As críticas são feitas em relação ao tempo do VAR, e não ao nível de acertos. Muitas críticas por causa do tempo de espera são construtivas e justas. Temos que melhorar (…) Eu digo que, ao menos, é bom que o nosso problema consista no tempo de revisão. É um sinal de que estamos acertando nas decisões tomadas”, disse.

Com isso, Gaciba relatou que após o jogo contra o Santos chegou a falar com a equipe de arbitragem: “O que aconteceu no jogo do Santos é algo incomum, mas a média geral das paralisações neste campeonato é menor. A prova disso é que o VAR não foi assunto nas cinco [primeiras] rodadas”, disse.

Não foi só no jogo Santos x Flamengo que teve VAR pela sexta rodada, no jogo entre Botafogo x Inter também teve. Após o jogo, o goleiro do Botafogo, Gatito Fernandez, chegou a empurrar o VAR e falou sobre o ocorrido em seu Instagram.

“O VAR chegou para ficar e esta ajudando bastante o futebol no Brasil e em todo o mundo. O que nao pode acontecer e termos profissionais completamente despreparados para usar tal ferramenta” escreveu o goleiro.