Atleticanos de Parabéns!! Não temos torcida ou não temos quem acredite nela?

O sentimento que toma conta da torcida atleticana nesse momento é um misto de orgulho e alívio. Depois de divulgado o público de mais de 11.000 presentes na reinauguração do Estádio Olímpico, na histórica noite de 27 de setembro de 2016, em jogo válido pela série B, os atleticanos entraram em estado de êxtase, ficou mais que provado que quanto mais perto de Campinas mais presente estará a massa atleticana. O Atlético tem torcida sim e agora todos terão que encarar essa realidade.

Ser torcedor do Atlético é antes de tudo um ato de bravura e de resistência, afinal de contas nossa torcida é achincalhada por tudo e por todos o tempo inteiro. Temos que aguentar ver programas esportivos que dedicam 80% de sua programação aos outros dois times adversários da cidade e nos outros 20% o que sobram são críticas, ironias, despeito e desprezo ao Dragão. O Atlético é tratado como time de verão, de empresários, de políticos e time sem torcedores.

Porém a principal máxima, repetir uma mentira mil vezes até que se torne verdade, é a de dizer que o Atlético não tem torcida. Todos faziam questão de ignorar a última pesquisa nacional de torcidas ( Pluriconsultoria-2014) que atestou que o Dragão tem 182.000 torcedores, fechavam os olhos para a média de público superior a 5.000 pagantes em todas as temporadas quando ainda funcionava o Estádio Antônio Accioly, de 2005 a 2010, tentavam se esquecer dos públicos marcantes da torcida atleticana contra o Palmeiras na Copa do Brasil de 2010, contra São Paulo e Flamengo nos campeonatos brasileiros da série A em 2011 e acima de tudo queriam apagar a lembrança da presença retumbante de cerca de 20.000 atleticanos no jogo contra o Guaratinguetá no final de 2013.

De Nivaldo Carvalho a Juca Kfouri, passando pelo descaso da TV Anhanguera, Rafael Sebba, Thiago Menezes, Adolfo Campos, Rádio 730, presidente do Goiás e até de dirigente do Atlético que chamava a torcida de ” Torcida de Pijama”, que se dependesse do torcedor o time cairia para a serie D, até funcionários do clube dizendo que o dinheiro da renda não dava para pagar o estagiário… tudo foi dito para entristecer e afastar ainda mais o torcedor atleticano do estádio.

Porém a resposta veio a galope, no tradicional Estádio Olímpico, o torcedor se mobilizou, foram campanhas nas redes sociais, atleticanos mobilizando amigos, família, colegas de trabalho… a diretoria baixou o preço dos ingressos e passou a convidar o torcedor e não a dizer que era obrigação dele comparecer, o cenário era propício, tudo mais perto de Campinas… e o resultado não poderia ser outro, a torcida do Atlético lotou a reinauguração do Estádio Olímpico.

Mostramos que o Atlético tem torcida sim, só precisamos de mais pessoas que acreditem nela. Se a torcida andava ausente é porque também o clube andava ausente no contato carinhoso com o torcedor, com suas raízes, sumido de Campinas, em uma realidade onde o marketing esportivo e ações sociais para cativar a torcida se faziam cada vez mais raras. Temos de entender as razões que afastam o atleticano do Serra Dourada, só a resistência de nossa torcida já é um fenômeno, afinal ela resistiu a imensos jejuns de títulos – Em 35 anos, de 1972 e 2006, o Dragão ganhou só 3 títulos – , sobreviveu mesmo com a destruição do Estádio Antônio Accioly, com tentativas de acabar com o clube, dilapidação de patrimônio… e mostrou que está crescendo novamente, pronta para andar lado a lado com o clube o quanto mais esse apostar na força da massa rubro negra.

A hora é de pensarmos no término da reforma do Accioly, onde só faltam detalhes para que o Dragão jogue lá o Campeonato Goiano, pensar a implementação do Projeto de Socio Torcedor, a necessidade de que o clube se abra com a venda de títulos para novos sócios proprietários e quem sabe ja dar os primeiros passos rumo à construção da Arena do Dragão, fazendo o Accioly gerar renda e dar sustentabilidade ao Atlético.

A Hora é Essa !!! Parabéns atleticanos !! E por fim… agora pagou o estagiário até o fim do ano né?

Bola Dentro – Do André, dono da Água Isa, cortando o cabelo em Campinas e super animado com a campanha do Dragão, é um dos patrocinadores do clube e tem que ser reconhecido. Parabéns!!

Bola Fora – De cronistas como o Doni do PUC Esportes, Lucas Silva da RBC e Adolfo Campos da TV Serra Dourada, dizendo que o publico foi grande devido à presença de torcedores de outros times. Negam a realidade de que a arquibancada estava toda rubro negra e mais de 90% do estádio gritou na hora do gol do Atlético.

Bola Fora – Mais uma do Nivaldo Carvalho, perdeu a aposta para o treinador Marcelo Cabo ao apostar que teriam menos de 10.000 torcedores no estádio.

Bola Dentro – Do treinador Marcelo Cabo que acreditou e apostou, literalmente, na torcida e ainda falou no PUC Esportes que gostaria de fazer algum treino do Atlético no Estádio Antônio Accioly nessa reta final de serie B.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.