Dragão poderá participar da Primeira Liga já em 2017

Apenas em sua 2° edição a Primeira Liga já passa por grande crise.

O torneio, criado e gerenciado pelos clubes, sofre por não conseguir a chancela da CBF e assim não fazer parte do calendário oficial.

As grandes mudanças no calendário do futebol brasileiro a partir da próxima temporada complicaram e muito o “encaixe” de datas para o torneio.

O fato, inclusive, levou o presidente do Atlético-MG a divulgar que pelo excesso de jogos o clube estaria fora da edição de 2017.

No entanto o clube voltou atras e confirmou presença.

Apesar de grande esse e ainda não é o único problema do torneio.

A divisão dos R$ 69 milhões (23 milhões/ano) dos direitos de transmissão do contrato fechado com a Globo para as temporadas de 2017, 2018 e 2019 gerou imenso impasse.

“A nossa ideia inicial era que a divisão fosse baseada no modelo inglês, onde os clubes recebem a mesma fatia. E agora querem colocar o Coritiba em segundo plano. O meu vice-presidente chegou a aceitar isso na reunião, mas assim que ele me comunicou eu disse que não toparia. Não vou concordar de maneira alguma. O patrocinador não pode pagar mais ou menos para um ou outro”, explicou o presidente do Coritiba, Rogério Bacellar.

Ontem (22) após reunião dos clubes, Atlético-PR e Coritiba optaram pela exclusão da competição:

O Coritiba, um dos idealizadores da Primeira Liga, não participará da próxima edição da competição. A decisão foi tomada em função de divergências em relação às decisões tomadas dentro da Liga, especialmente as que dizem respeito à divisão de cotas de televisão.

Apesar de em sua criação o movimento contar com 15 clubes, o primeiro torneio contou com a participação apenas de 12:

Fluminense, Atlético-PR, Cruzeiro, Criciúma, Internacional, Grêmio, Coritiba, Avaí, Flamengo, Figueirense, América-MG e Atlético-MG.

Chapecoense, Joinville e Paraná não participaram da primeira edição.

Este ano outros 6 novos clubes foram convidados a fazerem parte do movimento:

Atlético-GO, Ceará, Tupi-MG, Luverdense, Londrina e Brasil de Pelotas.

Para edição de 2017 a competição deverá contar com 16 participantes:

  • 12 da primeira edição.
  • 3 já filiados na formação original
  • Brasil de Pelotas

Com a saída oficial de Coritiba e Atlético-PR outros 2 clubes dos filiados deverão ser convidados a participarem desta edição.

Como atual campeão da Serie B e o único entre os possíveis candidatos as vagas a fazer parte da Serie A em 2017, a expectativa é que o Dragão seja convidado ao preenchimento de 1 das vagas.

Ainda ontem, após assembleia foi divulgada uma Nota Oficial:

Nota oficial – Assembleia Geral

A Primeira Liga comunica que em Assembleia Geral, realizada nesta terça-feira (22) na grande Belo Horizonte, os clubes filiados Coritiba e Atlético Paranaense anunciaram o seu desligamento da entidade devido a discordâncias internas. Nestas condições, a partir do dia de hoje, os citados clubes deixam de fazer parte da Primeira Liga.

A Primeira Liga divulgará nos próximos dias as equipes que disputarão a competição em 2017 bem como as respectivas datas dos jogos.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.